Mas afinal o que é marketing e pra que serve?


Sempre que essa questão aparece, surge uma nuvem nebulosa na cabeça de estudantes, profissionais da área e empresários. Afinal de contas, o que é esse tal de marketing e para ele serve? E a mais clássica de todas: como ele vai me ajudar a vender mais e resolver meus problemas.

Acreditamos que fazer marketing é muito fácil. Uns dirão que o importante é ler toda a bibliografia possível sobre o assunto. Kotler, Drucker, estratégias, métricas, etc. Outros dirão que é tudo puro feeling, criatividade, propaganda. Tudo isso é só parte da verdade. Tudo isso ajuda é claro, mas não resolve o problema por completo, e no final das contas, não é totalmente marketing.

Você sabe como fazer marketing? Pergunte ao seu cliente. Sim, isso mesmo, pergunte tudo ao seu cliente. Ele (e somente ele) tem todas as respostas de marketing para sua empresa. Ele dirá, seja numa pesquisa estruturada ou numa visita informal, quais sãos os valores que ele percebe na sua empresa ou produto, o que ele valoriza e não valoriza na hora da verdade, na hora de fechar o pedido. Ele dirá onde você está acertando, onde você precisa melhorar, o que seus concorrentes estão fazendo que ele valoriza e percebe como valor, como sua empresa está posicionada dentro desse cenário. Enfim, a maior fonte de informação sobre marketing está ao seu alcance, de graça, basta consultar.

Com essas informações em mãos e na sua cabeça, você então poderá debruçar-se sobre sua empresa, ajustar seus processos, capacitar as pessoas, aplicar métricas, ler literaturas sobre o assunto, alinhar sua empresa para fazer o que o marketing se propõe: atender as necessidades dos clientes, encantá-lo, mantê-lo fiel à sua marca ou produto.

Portanto, fazer marketing é muito simples: é levantar da cadeira e ir ao mercado (seu cliente) e perguntar sem medo de ouvir respostas. Estar aberto a receber essa informação e fazer dela sua fonte para mudar sua atitude, mudar sua empresa. Esse é o segredo de sucesso para qualquer empresa ou produto. Isso é marketing!

Equipe Flower Power